segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Influências entre Christopher Nolan e James Bond

É Nítido em seus filmes, principalmente na franquia Batman, que Christopher Nolan é fã dos filmes de James Bond. Algumas pessoas podem não perceber, mas quem assiste á vários filmes do agente secreto, sabe que existem algumas cenas de Batman que são inspiradas em filmes de 007. Alias, ambos os personagens tem muitas semelhanças. O dois são grandes detetives, as vezes frios (Batman até demais) e robustos, então, inspirações não faltam. Irei dar alguns exemplos abaixo:

A Cena do Avião

Em 007 Permissão para Matar, James Bond, acompanhado de Felix Leiter, está atrás de Sanchez, o vilão do filme. Eles entram em uma perseguição de avião, e antes que Sanchez consiga fugir, Bond usa um cabo para poder descer até o avião de Sanches, o prende-lo ao avião da CIA, e o puxar. Considero essa uma das cenas de introdução mais lindas de toda a série.

Já em Batman - O Cavaleiro das Trevas, Nolan fez uma pequena Homenagem a essa Cena. Batman precisa trazer de volta um chefe da máfia que fugiu de Gothan para a China. Com isso, Lucius Fox sugere que ele use um programa que foi utilizado pela CIA no anos 80, chamado Anzol, em que puxavam soldados com reféns no resgate. A Cena em que Batman utiliza isso, é uma clara referencia a Permissão para Matar, onde Bond utiliza isso com os agentes da CIA em pleno anos 80.

Tem uma faca no seu Sapato
Essa, se não me engano, foi utilizada em outros filmes também. Mas, se tornou mais memorável em Moscou contra 007 e recentemente (ou nem tanto) em O Cavaleiro das Trevas. No final do filme, a vilã Klebb enfrenta Bond, e saca uma Faca escondida em seu sapato. Em 2008, na cena da festa de Bruce Wayne, Coringa também saca uma faca em seu sapato.



E Agora, a situação se inverte

Enfim, pode haver outras, mas as que lembro são essas. Mas no mundo sempre tem a inversão! Em 007 Operação Skyfall, vemos essa inversão, em claras referencias. Como bom ser de uma familia rica, seus pais morreram, e ele se escondeu em uma "caverna", como o seu "mordomo" afirma: "Ele se escondeu lá depois que os pais morreram, e quando voltou, não era mais o mesmo menino".


É engraçado como uma coisa influencia a outra. E não é a toa, que Nolan foi cotado para dirigir Bond 24, e o próprio admitiu interesse, por ser um grande fã. Lembro também que o filmes de 007 não são apenas influencias para Nolan, mas também são para muitos diretores, produtores, seja em filmes, programas de TV, enfim...

Deixe seu comentário aqui no post, ou nos envie um email para aservicosecreto@gmail.com, onde você pode se corresponder com a gente e até mesmo se candidatar a ser autor!

0 comentários:

Postar um comentário